Como Atingir os Benefícios?

Atualizado: 31 de Jul de 2019

De forma lúdica e descontraída, utilizando a metodologia do PedaYoga desenvolvida por France Huchitson* e seguindo os princípios do YOGA, apoiado nas seis primeiras etapas da “Escala de Patanjali”(1) resumidas da seguinte forma (de acordo com a RYE de Micheline Flack):

*France Huchitson – Pedagoga canadense que desenvolveu o Método PedaYoga , são técnicas que ajudam muito na transmissão do yoga para as crianças.




Conviver – “A Relação com os outros”

Higiene pessoal – “ Eliminar toxinas e pensamentos negativos”

Operação costas retas – “ Atenção à postura”

Respirar bem – “ Tomar consciência de sua respiração”

Relaxar – “Acalmar as emoções”

Saber prestar a atenção e concentrar – “ Aprender à aprender”



Através de visualizações ou historias abordaremos temas que envolvem o delicado processo de crescimento de uma criança, dos seus medos, inseguranças, relacionamentos ajudando-a a reconhecer um pouco melhor seus sentimentos.. Dessa forma a criança se sentirá segura para vivenciar esses momentos pois acaba percebendo que as situações desagradáveis poderão aparecer, mas situações agradáveis também.


Através dos ásanas (posturas), e da respiração poderemos trabalhar a energia e o stress da criança, a fim de acalmá-lo ou elimina-lo. Além do importante trabalho de atuação no corpo da criança, trazendo tônus muscular, alongamento e irrigação, fazendo com que ela mantenha naturalmente uma boa postura e por consequência melhorando a oxigenação do cérebro. Com esses benefícios, seu desempenho em qualquer situação, física, mental ou emocional será nitidamente melhorado.


“Quanto mais cedo as crianças aprenderem a usar a respiração em favor delas, maior será a possibilidade de terem equilíbrio, saúde e vitalidade.” (3)





Outros recursos lúdicos são utilizados de forma a estimular os sentidos as emoções e as múltiplas inteligências (2). Recursos como brincadeiras em grupo sem estimular a competição, mas sim a colaboração, brincadeiras com sons, com essências, de forma a trabalhar os sentidos, brincadeiras com os próprios ásanas, desenhos e pinturas também poderão ser utilizados como forma de se chegar ao objetivo esperado, a união entre o físico e o emocional.

Outro importante recurso que abordaremos durante as aulas é o da respiração (Pranayamas): Os pranayamas são abordados de forma leve, porém também são ferramentas chave durante a execução da postura, mais importante do que praticar corretamente a postura, o que será estimulado será a respiração em movimento


Durante o processo respiratório, quando respiramos pelas narinas o ar é filtrado de suas impurezas, aquecido e umidificado. Isso garante o perfeito funcionamento de diversas estruturas externas evitando problemas respiratórios, e uma serie de doenças. Além disso, a respiração permite a perfeita captação de oxigênio para nosso metabolismo e para a oxigenação do cérebro, promovendo o equilíbrio físico, mental e emocional.”




Por fim, a prática do relaxamento, com historias e visualizações, podemos dizer que é o momento mais importante da pratica, onde a calma se instala e os aprendizados, superações dos medos, afeto e amor ao próximo, são absorvidos.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo