top of page

Karma

Já devem ter ouvido ou lido diversas vezes essa palavra de origem sânscrita, que traduzida para o português quer dizer "ação".

Mas afinal qual a relação dessa palavra com Yoga?

Podemos dizer que Karmas, do ponto de vista do Yoga são sementes de mudança.

A lei da ação e reação, da causa e efeito são Karmas.

Se você planta sementes de tomate e um vasinho, esse vasinho tem que ser regado todos os dias para que a plantinha cresça, e o tomates comecem a brotar. Se você não rega todos os dias, se você deixa o seu vaso dentro de casa, é possivel que os tomates nunca brotem.

Você tem em suas mãos a escolha do que fazer com esse vaso, e o resultado depende da sua escolha.

Todas as nossas ações, portanto, produzem resultados.

Por isso é importante termos consciência de nossas ações, pois elas podem produzir efeitos. Devemos também ter consciência de que não vivemos sozinhos, não é? Na escola, temos nossos colegas de classe, os professores, em casa, temos nossa família, os amigos do prédio ou do bairro, até mesmo, pessoas que não conhecemos podem sentir um efeito de uma ação nossa.

Saindo do exemplo do tomate no vaso, imagine que um dia você resolva plantar uma árvore em uma praça, de uma determinada cidade. Você sabe que árvores demoram alguns anos para crescerem, ficarem robustas, cheias de folhas, até mesmo frutos. Mas isso um dia acontece, e portanto, talvez você nunca mais volte para essa cidade, porém a árvore estará lá, grande linda, cheia de sombra e frutos gostosos, que os moradores daquela cidade poderão usufruir com muita alegria. E imagine que quem plantou foi você e que isso fez várias pessoas felizes! Isso é apenas um exemplo.

Aqui vai uma sugestão de como praticar Yoga, sem necessariamente só fazer posturas:


108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Verdade

bottom of page