• Yoga Yris

SA TA NA MA o MANTRA -Minha verdadeira Essência

Gosto muito de fazer esse mantra junto com as crianças.

Mantra é a repetição de palavras, que devem fazer algum sentido para você.


De origem da Kundalini Yoga, esse mantra de 4 sílabas:


SA - nascimento, infinito, cosmos

TA - vida, existência

NA - morte

MA - renascimento


Pode ser vocalizado na ordem decrescente de tom, onde Sa é mais forte que Ta, que é mais forte que Na que é mais forte que Ma.

E assim, repetindo o mantra, baixamos cada vez mais o tom, até que se faz apenas mentalmente, e volta na ordem crescente de tom.


Ficando dessa forma:


1- Em voz normal

2-Sussurando

3-Mentalmente

4- Sussurando

5- Em voz normal


Na prática:


Sentamos na postura de lótus, ou outra que permita a coluna ficar bem alinhada.

Com as mãos sobre os joelhos, iniciamo tocando o polegar e indicador na sílaba SA, polegar e maior na sílaba TA, polegar e anular na sílaba NA, polegar e mindinho na sílaba MA


Benefícios:


Essa é uma boa forma de meditar com as crianças, pois além de estarem concetradas, trabalhamos a coordenação motora a e funções cognitivas do cérebro.


Para os adultos, a meditação de SATANAMA, é um poderoso método para prevenir ou controlar o Alzheimer, por desenvolver as funções cognitivas do cérebro ( dito anteriormente) mas também por reduzir o nível de stress e melhorar a memória a curto prazo.

Estudos da Universidade da Pensilvânia e da California provam esses benefícios, e é também recomendado pela Sociedade de Alzheimer do Canadá como pratica diária para abrandar os efeitos da doença. Alguns estudos mostram que a junção do mantra com os Mudras ( os gestos que fazemos com os dedos) desenvolve o fluxo de sangue em determinadas áreas do cérebro.


Para se inspirar acompanhe as crianças desse lindo vídeo produzido por Tina Turner.




33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo