top of page

SA TA NA MA o MANTRA -Minha verdadeira Essência

Gosto muito de fazer esse mantra junto com as crianças.

Mantra é a repetição de palavras, que devem fazer algum sentido para você.


De origem da Kundalini Yoga, esse mantra de 4 sílabas:


SA - nascimento, infinito, cosmos

TA - vida, existência

NA - morte

MA - renascimento


Pode ser vocalizado na ordem decrescente de tom, onde Sa é mais forte que Ta, que é mais forte que Na que é mais forte que Ma.

E assim, repetindo o mantra, baixamos cada vez mais o tom, até que se faz apenas mentalmente, e volta na ordem crescente de tom.


Ficando dessa forma:


1- Em voz normal

2-Sussurando

3-Mentalmente

4- Sussurando

5- Em voz normal


Na prática:


Sentamos na postura de lótus, ou outra que permita a coluna ficar bem alinhada.

Com as mãos sobre os joelhos, iniciamo tocando o polegar e indicador na sílaba SA, polegar e maior na sílaba TA, polegar e anular na sílaba NA, polegar e mindinho na sílaba MA


Benefícios:


Essa é uma boa forma de meditar com as crianças, pois além de estarem concetradas, trabalhamos a coordenação motora a e funções cognitivas do cérebro.


Para os adultos, a meditação de SATANAMA, é um poderoso método para prevenir ou controlar o Alzheimer, por desenvolver as funções cognitivas do cérebro ( dito anteriormente) mas também por reduzir o nível de stress e melhorar a memória a curto prazo.

Estudos da Universidade da Pensilvânia e da California provam esses benefícios, e é também recomendado pela Sociedade de Alzheimer do Canadá como pratica diária para abrandar os efeitos da doença. Alguns estudos mostram que a junção do mantra com os Mudras ( os gestos que fazemos com os dedos) desenvolve o fluxo de sangue em determinadas áreas do cérebro.


Para se inspirar acompanhe as crianças desse lindo vídeo produzido por Tina Turner.




4.273 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Verdade

bottom of page